OFICINAS - MOSTRA TEATRAL ZACARIAS


Oficinas da Mostra Teatral Zacarias 

A Arte de Brincar
Bruno Godinho
 01/12 de 13:00 as 17:00 e  02/12 de 8:00 as 12:00
CAIC – Prof. Galvão, Rua das Palmas 658, Montreal.

A oficina será um contato com a linguagem teatral, visando que os alunos envolvidos trabalhem e melhorem aspectos de suas vidas junto ao seu grupo social, familiar e artístico. A oficina terá ênfase no estudo do jogo do palhaço, com trabalho específico nas mais diversas práticas relacionadas ao mesmo e as suas formas de atuação.
 Para os profissionais já ligados às artes cênicas, será uma oficina extremamente interessante pela abordagem aplicada. Para educadores, além do trabalho de improvisação e motivação, têm-se dinâmicas que poderão ser utilizadas junto aos seus alunos. Para os interessados em geral, e iniciantes na área teatral, será uma maravilhosa vivência, motivação e incentivo para continuidade no estudo do teatro.
Obs: Vir com roupas confortáveis e adequadas ao trabalho corporal (moletom ou roupas de ginástica).
Público alvo: Atores, educadores, professores, monitores, educadores sociais, alunos de pedagogia e áreas afins,
20 vagas
Carga horária: 8 horas/aula
Currículo: Ator, diretor, dramaturgo e produtor cultural, iniciou oficialmente sua carreira em 1992, mas segundo registros históricos, desde os anos 80, já exercitava informalmente a profissão na escola primária em sua pequena cidade, em Minas Gerais.
Fundador da Yepocá – Cia De Teatro (que atualmente, e orgulhosamente, é o mais conceituado e conhecido grupo teatral, na rua da sua sede, é claro) e que, desde 2000, vem exercitando, aprimorando e buscando na linguagem do palhaço, do teatro de bonecos e das formas animadas, uma forma de interagir, comunicar, melhorar e se fazer entender com o mundo.
Teve a oportunidade de participar de diversas produções teatrais em Minas Gerais e Portugal, alguns comerciais, séries televisivas de bonecos, curtas de cinema e coordenação de eventos e projetos culturais.
  
Dramaturgia do Corpo
André Luís Dias
 01/12 de 13:00 as 17:00 e  02/12 de 8:00 as 12:00
CAIC – Prof. Galvão, Rua das Palmas 658, Montreal.

A oficina aborda de forma dinâmica e construtiva a atuação baseada no físico e no silêncio cênico usando da dança/teatro contemporânea como recurso. O corpo expressa através de nuances e da própria memória corporal intuitiva, adjetivos para buscar emoções e força para interpretação. Técnicas de aquecimento vocal e corporal, noção de espaço, construção e embasamento de processo/construção do Grupo In-cena de Teatro.
Obs: Vir com roupas confortáveis e adequadas ao trabalho corporal (moletom ou roupas de ginástica).
Público alvo. Atores, bailarinos, educadores, professores e público em geral ligado ao fazer artístico.
20 vagas
Carga Horaria. 8hs/aula.
Currículo: Ator, bailarino, diretor e dramaturgo, vêm exercendo seu trabalho de forma profissional há 11 anos.  Atualmente como diretor/dramaturgo do grupo In-cena de teatro da cidade de Teófilo Otoni e professor de interpretação no curso livre de teatro do SESC- Teófilo Otoni.
Com mais de 20 montagens no currículo, tem entre seus trabalhos premiados alguns espetáculos de dança e teatro, sendo premiado recentemente no ano de 2011 por duas montagens teatrais junto ao grupo In-cena de Teatro no festival nacional de teatro de Timóteo-mg (FESTIM), 08(oito) prêmios com o espetáculo infantil “Uma história sem pé nem cabeça”. Patrocínio - MG e no Festival Nacional de Teatro de Governador Valadares-mg (FENTA), mais 06 (seis) prêmios ao todo, incluindo melhor texto, melhor direção e melhor espetáculo do festival.
Vem desenvolvendo recentemente dramaturgia contemporânea pelo Brasil em oficinas ministradas durante esse trabalho de pesquisa e atuação. 
  

Iniciação e Interpretação Teatral
Andrine Maisch
 01/12 de 13:00 as 17:00 e  02/12 de 8:00 as 12:00
CAIC – Prof. Galvão, Rua das Palmas 658, Montreal.

A Oficina de iniciação e interpretação teatral e preparatória para as artes cênicas, atendendo, ao mesmo tempo, à demanda pela aplicação de recursos técnicos teatrais no desenvolvimento pessoal e nos processos de comunicação dos grupos.
O Teatro é uma forma de expressão artística reconhecida como capaz de promover o desenvolvimento pessoal e social, estabelecendo relações que integram o autoconhecimento, incentivando a autonomia e a liberdade de expressão. O teatro  coloca os alunos em contato mais direto com a arte, permitindo maior integração no processo de formação e de comunicação entre as diversas áreas de conhecimento.
Desenvolvimento da capacidade de expressão do aluno por meio de exercícios lúdicos envolvendo corpo, voz e imaginação criativa. Permitem a realização de exercícios lúdicos que revelem e ampliem nossa capacidade de comunicação, rompendo as barreiras da inibição, olhando e ouvindo a si próprio e ao outro.
Obs: Vir com roupas confortáveis e adequadas ao trabalho corporal (moletom ou roupas de ginástica).
Público alvo. Atores Iniciantes, educadores, professores e público em geral que tenham interesse em fazer teatro..
20 vagas
Carga Horaria. 8hs/aula.
Currículo: com mais de 16 montagens no currículo e diversos trabalhos performáticos, ministra aulas de teatro em varias cidades de Minas  foi ainda Premiada nos seguintes festivais: 1º Festival Nacional de Teatro de Timóteo MG  Melhor atriz infantil com o espetáculo Uma História sem Pé Nem Cabeça,1º Festival Nacional de Teatro de Timóteo MG Atriz revelação com o espetáculo Uma História sem Pé Nem Cabeça,7º FENTA Festival Nacional de Teatro de Governador Valadares MG  Melhor Atriz Adulto com o espetáculo Em Algum Lugar,II Mostra Rio Espera Melhor Atriz Adulto com o espetáculo Esse Lugar Chamado Brasil,FACE Festival de Arte Cênicas de Conselheiro Lafaiete MG – Melhor Atriz com o espetáculo Os Saltimbancos.FACE Festival de Arte Cênicas de Conselheiro Lafaiete  MG Melhor Figurino Infantil  pelo espetáculo Os Saltimbancos.

 Jogo e Teatro
Reginaldo Santos
01/12 de 13:00 as 17:00 e  02/12 de 8:00 as 12:00
CAIC – Prof. Galvão, Rua das Palmas 658, Montreal.

 A oficina tem o objetivo de despertar nos participantes a noção de corporeidade, experimentando concretamente no jogo situações familiares e não familiares. O jogo torna os participantes mais conhecedores de suas habilidades, despertando sua consciência para o coletivo. 
Obs : Deve ser enviado breve currículo para ovorini@live.com. Vir com roupas confortáveis e adequadas ao trabalho corporal (moletom ou roupas de ginástica).
 Público alvo. Atores Iniciantes, educadores, professores e público em geral que tenham interesse em fazer teatro.
20 vagas
Carga Horaria. 8hs/aula.
Currículo: mestrando pela Faculdade de Educação da UFMG e graduado em Teatro pela Escola de Belas Artes da UFMG. É coordenador e ator do “Conexão Galpão”, projeto Sociocultural do Galpão Cine Horto (espaço cultural do Grupo Galpão). Foi professor colaborador do Núcleo de Pesquisa em teatro para Educadores e professor do Núcleo Pedagógico do Galpão Cine Horto, onde trabalhou com crianças e adolescentes. Professor do Programa Valores de Minas do Governo de Minas Gerais. Dirigiu Os espetáculos “Pagina 3” e “Completamente só”. Ambos, TCC de alunos do curso de Teatro da UFMG. Dirigiu o espetáculo “Ensaios para um casamento ao cubo” com o Núcleo de Criação para adolescentes do Galpão Cine Horto, 2010. Atuou em diversos espetáculos entre eles: “Quixote” Cia 4comPalito (onde foi indicado ao prêmio Sinparc/Usiminas para melhor ator coadjuvante), e “Vilarejo do peixe vermelho” com Cia. Clara de Teatro. Atualmente integra o Grupo de Música para Crianças Serelepe EBA/UFMG onde já participou do Encontro da Canção Infantil Latino-Americana e Caribenha no Chile (2007) e no Brasil (2011), do I Encontro Brasileiro da Canção Infantil em Ribeirão Preto (2010), do V Festival Internacional da Canção Infantil em Medellín – Colômbia (2012), do Festival Latino-americano da canção infantil em Bogotá – Colômbia (2012) e do VI Festival Internacional de Música Popular Sonamos Latinoamérica em Santa Fé – Argentina (2012).


Psique do Personagem
Paulo H. Souza (Paulinho do Boi)
01/12 de 13:00 as 17:00 e  02/12 de 8:00 as 12:00
CAIC – Prof. Galvão, Rua das Palmas 638, Montreal.

PSIQUE - O ego. Centro da consciência. Tem a função de gerenciar o fluxo dos conteúdos entre a consciência e o inconsciente, entre os mundos interno e externo do personagem. Apesar do ego ser apenas uma parte do eu psíquico total, é com ele que o personagem  tende a se identificar, considerando o ego e o "eu" como absolutamente iguais. O impulso natural de auto-realização da psique, porém, leva o indivíduo a ampliar sua noção do eu através de um longo e contínuo processo de autoconhecimento, integrando conteúdos inconscientes à personalidade consciente. O processo exige o abandono de antigos valores, honestidade para consigo mesmo, coragem para enfrentar o que se desconhece de si próprio, perseverança e confiança no processo. O ego precisa morrer várias vezes para que um novo ego surja, mais capacitado para conduzir a consciência rumo a novos níveis de interpretação do ator.
Obs: Vir com roupas confortáveis e adequadas ao trabalho corporal (moletom ou roupas de ginástica).
Público alvo. Atores Iniciantes, educadores, professores e público em geral que tenham interesse em fazer teatro.
20 vagas
Carga Horaria. 8hs/aula.
Currículo: Ator do Grupo Popularizô de Teatro. Professor, facilitador de teatro no Serpaf - Serviço de Promoção ao Menor e à Familia.
Fundador Idealista do Bloco Carnavalesco Boi da Manta de Sete Lagoas. Contador de Historias do Grupo de Contadores de Historias Boi da Manta.


As inscrições devem ser feita neste link: FORMULARIO 
As inscrições para as oficinas devem ser feitas até o dia 28 de novembro (quarta-feira).
Cada oficina terá o valor de R$20,00 (vinte reais) que deve ser depositado na conta poupança e enviado o comprovante para o e-mail ovorini@live.com
O deposito deve ser feito na Conta Poupança, em nome de Thiago Assumpção Fernandes, Banco do Brasil, Agência Nº 0395-6, Conta: 74.664-9.
A validação da Inscrição só será feita depois do envio do comprovante por e-mail através de foto ou escaneamento.
OU então procurar a ficha de inscrição na Secretaria do CAIC - Prof. Galvão Rua das Palmas, 638, Montreal.
Qualquer duvida envie um e-mail para ovorini@live.com ou telefone: 98766222 (Brisa) ou 37735384 (CAIC)


Comentários

Postagens mais visitadas